Siga nossas redes

Economia

Amazon e Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mostra pesquisa Kantar

Marcas chinesas avançam na lista de líderes mundiais, superando principais nomes da Europa.

fachada da amazon
REUTERS/Andrew Kelly/Foto de arquivo

Amazon (AMZO34) e a Apple (AAPL34) são as marcas mais valiosas do mundo, mas as chinesas estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que os principais nomes da Europa, de acordo com um ranking global da Kantar BrandZ.

Amazon continua sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de 684 bilhões de dólares, seguida pela Apple, com 612 bilhões de dólares, e pelo Google (GOGL34), da Alphabet, com 458 bilhões de dólares, disse a Kantar.

A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as companhias do país asiático, ficando em quinto lugar na lista, enquanto Alibaba (BABA34) ficou em sétimo lugar.

“As marcas chinesas estão progredindo de forma constante e lenta e têm feito avanços significativos à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos tecnológicos e demonstram suas habilidades para se alinhar com as principais tendências que moldam a China e o mercado global”, disse Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da Kantar BrandZ.

Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo (PIDD34) e Meituan, a maior fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a montadora de carros elétricos norte-americana Tesla (TSLA34).

A Tesla foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para 42,6 bilhões de dólares, disse a Kantar.

As principais marcas chinesas consolidaram sua liderança sobre as principais marcas europeias: a China representou 14% das 100 maiores marcas, ante 11% há uma década, enquanto as marcas europeias responderam por 8%, ante 20% uma década atrás, disse a Kantar.

A principal marca europeia foi a francesa Louis Vuitton em 21º lugar, seguida pelo grupo de software SAP da Alemanha em 26º lugar. A única marca britânica da lista foi a Vodafone (V1OD34) no 60º lugar.

As marcas norte-americanas cresceram mais rapidamente no ano passado e representaram 74% das 100 maiores, segundo o ranking.

As 100 maiores marcas do mundo valem juntos 7,1 trilhões de dólares, disse Kantar.

Veja também:
• Anitta e Nubank anunciam entrada da cantora no conselho do banco digital.
• Investimento deWarren Buffett no Nubank afeta os Bancões?
• Comprar ou alugar imóvel? Descubra qual é a melhor opção.
• Planejamento Financeiro: Dicas de como montar um do zero

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.