Siga nossas redes

Economia

Bancos ficarão abertos nos feriados antecipados

Febraban recomenda o uso de canais digitais nas cidades onde os feriados foram antecipados.

Caixa Econômica PIS Pasep
Fila para entrada em agência da Caixa, em Brasília./Agência Brasil

A Febraban recomendou que os bancos priorizem o uso de canais digitais para atendimento ao público nos locais onde houver antecipação de feriados, como em São Paulo e Rio de Janeiro, mas não haverá mudança de calendário bancário.

Em comunicado, a entidade afirmou que haverá “em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos”.

Mas as datas de vencimento de contas, boletos e tributos serão mantidas.

A B3 (B3SA3), que opera a bolsa brasileira, também informou que as negociações do pregão ocorrerão normalmente durante os feriados que foram antecipados pela prefeitura de São Paulo.

Comunicado dos bancos

“Os bancos, por iniciativa própria, não podem alterar essas datas, pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central”, afirmou a Febraban.

O posicionamento vem após a prefeitura de São Paulo decidir antecipar cinco feriados municipais em uma tentativa de reduzir a circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia de Covid-19 no Brasil e, com isso, frear a disseminação do coronavírus, informou o governo paulistano na quinta-feira.

Na última sexta-feira, a B3 havia anunciado a manutenção regular das operações de mercado financeiro.

A prefeitura de São Paulo antecipou dois feriados municipais que a cidade tem ainda neste ano e outros três previstos para 2021 para os dias 26, 29, 30 e 31 e março e para o dia 1 de abril.

E o governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou decreto para antecipar feriados e pontos facultativos para agrupá-los em um período de 10 dias. As medidas entrariam em vigor na sexta-feira para valer até o começo de abril.

• Confira o calendário 2022 com feriados saiba quais serão prolongados.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.