Siga nossas redes

Economia

Biden sanciona pacote de US$ 1,2 trilhão e evita paralisação do governo

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou neste sábado um projeto de lei orçamentária de 1,2 trilhão de dólares para manter o governo norte-americano financiado durante o ano fiscal, que começou há seis meses, e evitar uma paralisação parcial, conforme comunicado divulgado pela Casa Branca.

“O projeto de lei de financiamento bipartidário que acabei de sancionar mantém o governo aberto, investe no povo americano e fortalece a nossa economia e segurança nacional”, disse Biden no comunicado.

As principais agências federais, incluindo os departamentos de Segurança Nacional, Justiça, Estado e Tesouro, que abriga o Internal Revenue Service (IRS), equivalente da Receita Federal nos EUA, permanecerão financiadas até 30 de setembro, após a aprovação do projeto de lei no Senado, de maioria democrata.

Porém, a medida não incluiu o financiamento para grande parte da ajuda militar à Ucrânia, Taiwan ou Israel, que estão incluídos em um projeto de lei diferente aprovado pelo Senado que a Câmara dos Deputados, liderada pelos republicanos, ignorou.

A comunidade empresarial recebeu com satisfação a aprovação da lei de despesas e se comprometeu a continuar trabalhando junto às autoridades para promover uma legislação que melhore os incentivos fiscais para empresas e famílias de baixa renda.

Os líderes do Senado passaram horas na sexta-feira negociando uma série de emendas ao projeto de lei orçamentária que acabaram sendo derrotadas. O atraso acabou indo para além do prazo da meia-noite de sexta-feira, no horário local.

Mas o gabinete de gestão e orçamento da Casa Branca emitiu um comunicado dizendo que as agências não seriam obrigadas a fechar, expressando confiança de que o Senado aprovaria prontamente o projeto de lei, o que aconteceu.

Enquanto o Congresso discutia o projeto de lei, profundas divisões partidárias ficaram novamente em evidência, bem como amargos desacordos dentro da estreita e fragmentada maioria republicana da Câmara. A deputada conservadora Marjorie Taylor Greene ameaçou forçar uma votação para tirar o presidente da Câmara, Mike Johnson, um colega republicano, por permitir a aprovação da medida.

O projeto de lei de 1.012 páginas fornece 886 bilhões de dólares em financiamento para o Departamento de Defesa, incluindo um aumento para as tropas norte-americanas. Biden, um democrata, tem indicado que o sancionará.

(Reportagem de Andrea Shalal e Ismail Shakil)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.