A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato físico deixou de ser obrigatória para contratações de emprego formal em 2019 e a emissão digital do documento passou a ser prioridade. Agora, a carteira de trabalho digital substitui a versão física da CTPS e pode ser utilizada para acompanhar o contrato de trabalho.
A Carteira de Trabalho Digital vem na esteira de medidas adotadas pelo Governo Federal para digitalizar informações e unificar documentos de quem possui carteira assinada. Já é o aplicativo mais baixado no portal gov.br, com mais de 344 milhões de acessos desde setembro de 2019.
Conheça as funcionalidades da carteira e veja como obtê-la:
O que é a carteira de trabalho digital?
A CTPS Digital é a versão totalmente on-line da Carteira de Trabalho e Previdência Social, que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas. Ela pode ser utilizada por qualquer brasileiro ou estrangeiro com registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O serviço pode ser acessado pelo site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, ou pelo aplicativo CTPS Digital, disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.
Para que serve a carteira de trabalho digital?
A carteira digitalizada reúne informações sobre salário, férias, pagamento de décimo terceiro e contribuição para o INSS, órgão que distribui os benefícios da Previdência Social. Além disso, ela possibilita que o trabalhador consulte seu histórico profissional, com informações sobre contratos antigos e atuais, solicite o seguro-desemprego e acompanhe o processo de concessão de benefícios.
A CTPS Digital substitui a versão física?
Sim. Apesar de ainda ser possível solicitar a emissão da versão física da carteira de trabalho, a emissão digital do documento agora é prioridade do Governo Federal.
No entanto, apesar de o documento digital ser capaz de resgatar contratos antigos, a Secretaria do Trabalho orienta o trabalhador a guardar a versão da CTPS em papel, já que ela pode servir para comprovar tempo de serviço.
Como fazer a carteira de trabalho digital?
Antes de fazer a carteira de trabalho online, tenha em mãos o número do seu CPF e um login válido no Portal Único do Governo (gov.br).
Acessando pelo celular
- Baixe o aplicativo CTPS Digital (disponível no Google Play ou na App Store);
- Clique em “entrar”;
- Preencha seu CPF e a senha de acesso ao gov.br;
- Autorize o uso de dados pessoais.
Acessando pelo computador
- Acesse diretamente o endereço eletrônico https://servicos.mte.gov.br;
- Clique em “JÁ TENHO CADASTRO”;
- Preencha seu CPF e sua senha do gov.br;
- Autorize o uso de dados pessoais.
Veja também
- Previdência privada: o que é e o que você precisa saber
- Você sabe como calcular férias? Confira o passo a passo
- Cartão Cidadão: como fazer e como consultar o saldo
- Open Banking: o que é e como funciona?
- Como tirar o passaporte em 7 passos simples.