Siga nossas redes

Economia

Cielo sobe mais de 10% após notícia de que BC liberou pagamentos por Whatsapp

Uso da ferramenta foi suspenso pelo órgão desde 23 de junho; empresa foi escolhida para operar as transações no Brasil.

whatsapp

A informação noticiada pela “Veja” de que o Banco Central teria autorizado a volta das testagem para pagamentos pelo Whatsapp ajudou a impulsionar as ações da Cielo (CIEL3) nesta sexta-feira (31). O papel subiu mais de 10% no pregão, negociado acima de R$ 5,30.

A empresa havia fechado uma parceria com o Facebook para operar as transações, mas o BC acabou suspendendo o uso da ferramenta desde o dia 23 de junho. Segundo a “Veja”, a formalização da autorização ainda não havia sido feita.

O Banco Central e o Cade barraram o uso do aplicativo para transferir dinheiro, alegando que a ferramenta pode prejudicar a competição do sistema financeiro e a privacidade de dados do brasileiro. Com a decisão, os papéis da Cielo tiveram fote desvalorização na ocasião.

Como deve funcionar

Segundo o Facebook, as transações entre pessoas terão teto de R$ 1 mil e serão feitas apenas com cartão de débito, vinculadas a uma conta bancária – os valores recebidos já cairão direto na conta do usuário. Todas as operações terão de ser aprovadas com uso de senha ou biometria. .

Os pagamentos para empresas, por sua vez, poderão ser feitos a partir de cartão de débito ou crédito das bandeiras Visa e Mastercard. Não haverá limite de valores, mas todas as transações terão taxa fixa de 3,99% – os valores serão divididos pelo banco do usuário, o Facebook e a Cielo. Com o anúncio, a empresa de adquirência teve alta de 14% na bolsa ontem.

Para que os pagamentos possam ser realizados, o Facebook lançou também no País o Facebook Pay, sistema que permite pagamentos por meio de apps. Nos EUA, a ferramenta já é usada para compras feitas diretamente na rede social e também no Instagram – algo que pode chegar ao Brasil em breve, disse Idema.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.