Siga nossas redes

Economia

Confiança de serviços no Brasil cai em fevereiro ao menor nível em 9 meses

Dados divulgados pela FGV mostraram que no mês o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 2,0 pontos, para 89,2 pontos.

Bar em São Paulo; confiança de serviços
6/7/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

A confiança do setor de serviços do Brasil registrou queda em fevereiro pela quarta vez seguida e foi ao nível mais fraco em nove meses diante da piora tanto da percepção sobre o momento presente quanto do futuro.

Os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostraram que no mês o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 2,0 pontos, para 89,2 pontos, menor nível desde maio de 2021 (88,1 pontos).

“A desaceleração no ritmo de recuperação foi influenciada pelo surto de Covid, ainda que com restrições mais brandas. Para os próximos meses, as expectativas não são muito favoráveis, dado que o cenário macroeconômico tende a se manter negativo no curto prazo, com inflação resiliente, juros em alta e confiança dos consumidores em patamar baixo”, alertou em nota o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler.

A FGV informou que o Índice de Situação Atual (ISA-S), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, caiu 2,8 pontos e foi a 86,6 pontos, menor nível desde maio de 2021 (84,0 pontos).

Já o Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as perspectivas para os próximos meses, perdeu 1,2 ponto, para 92,0 pontos, leitura mais baixa desde abril de 2021 (88,7 pontos).

A FGV destacou ainda que, nos últimos meses, o saldo do emprego previsto também tem sinalizado perda de força no ritmo de recuperação.

O saldo refere-se ao percentual das empresas que planejam aumentar seu quadro de funcionários nos próximos meses, menos o percentual de empresários que planejam reduzir. Em fevereiro, esse saldo atingiu 9,7 pontos, queda de 5,0 pontos nos últimos quatro meses.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.