Siga nossas redes

Economia

Confiança do Comércio cai 0,9 ponto em abril, diz FGV

Indicador da situação atual indo a uma máxima desde 2014.

Confiança de serviços; Setor de serviços
Salão de cabeleireiro em São Paulo 06/07/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 0,9 ponto na passagem de março para abril, para 85,9 pontos, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador subiu 0,3 ponto.

“Em abril, houve piora da confiança do comércio pelo segundo mês consecutivo, com uma composição muito parecida com a do mês anterior. Mais uma vez, o viés negativo do resultado foi puxado por uma nova queda significativa das expectativas em relação aos próximos meses. Por outro lado, a percepção do volume de vendas no mês corrente avançou, mas ainda é preciso considerar que essas altas recentes ainda não devolveram todas as perdas sofridas desde o final de 2021”, avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em abril, houve piora na confiança em dois dos seis principais segmentos do comércio.

Situação atual

O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 5,3 pontos, para 92,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) caiu 6,8 pontos, para 79,6 pontos.

“Para os próximos meses, o cenário ainda parece incerto, dado que as perspectivas dos empresários sobre vendas, tendência dos negócios e emprego são de queda, o ambiente macroeconômico complicado e a confiança dos consumidores estão oscilando em patamar baixo”, completou Tobler.

A Sondagem do Comércio de abril coletou informações de 760 empresas entre os dias 1º e 26 do mês.

confiança do comércio

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.