A confiança dos consumidores brasileiros avançou em junho para o melhor nível desde meados do ano passado com melhora tanto da percepção sobre o momento atual quanto do futuro, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta sexta-feira (24).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve alta de 3,5 pontos em junho e foi a 79,0 pontos, marcando o melhor resultado desde a leitura de 81,8 vista em agosto de 2021.
No entanto, a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt, destacou sinais de muita heterogeneidade na percepção do consumidor.
“Mesmo considerando o pacote de incentivos financeiros, a avaliação sobre a situação no momento pelos consumidores com baixa renda continua piorando enquanto suas perspectivas sobre os próximos meses continuam bastante voláteis, revelando elevada incerteza”, disse ela em nota.
“Já consumidores com renda mais alta percebem melhora da situação financeira e, pelo segundo mês, elevam suas intenções de compras, possivelmente efeito do estímulo dado pelo governo”, completou.
Em junho, o Índice de Situação Atual (ISA) avançou 1,3 ponto, para 70,4 pontos, melhor resultado desde julho de 2021. O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, avançou 4,9 pontos e chegou aos 85,9 pontos.
Veja também
- Sai Rolex, volta TAG Heuer: LVMH fecha patrocínio de US$ 1 bilhão com Fórmula 1
- Um carioca ajuda empresas americanas a decifrar o trilionário mercado dos latinos nos EUA
- Para estimular consumo doméstico, China mira a ‘economia grisalha’
- Michelob Ultra reforça conquista de espaço sobre a Bud Light, alvo de boicote no mercado dos EUA
- Tesla faz recall do Cybertruck por problemas no limpador de pára-brisa e acabamento do porta-malas