Siga nossas redes

Economia

Confiança do consumidor sobe em julho, mas perde força, mostra FGV

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês avanço de 0,50 ponto, chegando a 79,5 pontos, depois de ter saltado 3,5 pontos em junho

A confiança do consumidor brasileiro voltou a subir em julho, porém a um ritmo bem mais fraco do que no mês anterior, uma vez que permanece a incerteza em relação à situação financeira das famílias de menor poder aquisitivo, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta segunda-feira (25).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês avanço de 0,50 ponto, chegando a 79,5 pontos, depois de ter saltado 3,5 pontos em junho, o que segundo a FGV indica acomodação do índice.

“Aparentemente, o efeito dos estímulos realizados pelo governo perde força e não consegue reverter a percepção ruim da situação financeira das famílias de menor poder aquisitivo”, explicou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.

Ela destacou, no entanto, melhora das perspectivas para os próximos meses sobre economia e emprego.

“Esse movimento, contudo, é exatamente oposto para os consumidores de maior poder aquisitivo… A proximidade das eleições pode tornar as expectativas mais voláteis, considerando que não há uma perspectiva de mudança dos fatores econômicos nos próximos meses”, completou.

O Índice de Situação Atual (ISA) teve recuo de 0,1 ponto e ficou em 70,3, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,7 ponto e alcançou 86,6 pontos, maior nível desde agosto de 2011.

Confiança do consumidor no Brasil: brasileiros fazem compra em feira no RJ
Consumidores fazem compras em feira do Rio de Janeiro 02/09/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.