Economia
Consumo de lares brasileiros em janeiro sobe 1,1% sobre um ano antes, diz Abras
Segundo a associação, a tendência é dos números continuarem positivos com o aumento do salário mínimo.
A associação de supermercados do Brasil, Abras, informou nesta quinta-feira (23) que o consumo das famílias em janeiro subiu 1,07% sobre um ano antes, mas recuou 14,8% sobre o movimentado mês de dezembro.
“O consumo foi positivo mesmo com todas as ocorrências de janeiro”, disse o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, a jornalistas. Ele se referiu aos ataques em Brasília em 8 de janeiro e à crise da Americanas, episódios que geraram “certa instabilidade de modo geral” no setor.
Sobre o pedido de recuperação judicial da varejista, Milan afirmou que “trouxe uma preocupação como um todo nas cadeias de abastecimento, mas rapidamente as coisas foram se encaminhando”.

A expectativa da entidade para o crescimento em 2023 é de 2,5% com viés positivo, disse Milan, citando entre os fatores o aumento do salário mínimo para R$ 1.302 e o reajuste já prometido pelo governo federal para R$ 1.320 em maio.
“A tendência é o consumo continuar positivo, com o aumento do salário mínimo naturalmente beneficiando”, disse Milan.
Veja também
- O modelo de negócio da Oxxo, que não para de abrir lojas no Brasil
- Ficou sabendo? Batalha por Casino; inflação na Argentina; Copa feminina
- Carrefour volta a ser mercado oficial do BBB, em posto que já foi da Americanas
- Preço do leite começa a recuar após acumular alta anual de 80% em julho
- Supermercados estão com o menor estoque em dois anos