Siga nossas redes

Economia

Criação de vagas nos EUA deve ter desacelerado em fevereiro, mas com ritmo ainda forte

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) – A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos provavelmente desacelerou em fevereiro, após dois meses consecutivos de ganhos robustos, mas o mercado de trabalho deve seguir forte demais para que o Federal Reserve considere a possibilidade de cortar a taxa de juros até junho, conforme previsto atualmente pelos mercados financeiros.

O relatório de emprego do Departamento do Trabalho, que será divulgado na sexta-feira, deve ainda mostrar que a taxa de desemprego permaneceu em 3,7% pelo quarto mês consecutivo e que o aumento anual dos salários desacelerou apenas marginalmente. O mercado de trabalho está sustentado a economia, que supera seus pares globais.

O chair do Fed, Jerome Powell, disse a parlamentares esta semana que os cortes nos juros serão “provavelmente apropriados” ainda este ano, mas enfatizou que eles “realmente dependerão da trajetória da economia”.

“Realmente não há como desacelerar esse mercado de trabalho de forma significativa”, disse Ryan Sweet, economista-chefe da Oxford Economics. “O Fed pode esperar e, muito provavelmente, vai esperar mais do que o previsto. Atualmente, prevemos um corte em maio, mas parece que eles podem demorar um pouco.”

Pesquisa Reuters mostra que a expectativa é de que economia dos EUA tenha aberto 200.000 vagas de emprego no mês passado, depois de 353.000 em janeiro. As estimativas variaram de 125.000 a 286.000. Em dezembro foram criados 333.000 postos de trabalho.

O resultado de janeiro foi o mais alto em um ano, parcialmente favorecido por demissões de fim de ano abaixo do normal, um impulso que deverá ser perdido em fevereiro. É provável que isso seja compensado em parte pelas temperaturas amenas do mês passado, que devem ter levado a mais contratações em canteiros de obras.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.