Siga nossas redes

Economia

Democratas dão primeiro passo para seguir sozinhos com pacote de Biden

Com maioria democrata no Congresso americano, contestação republicana é derrotada.

Joe Biden

Os democratas no Congresso dos Estados Unidos deram na terça-feira os primeiros passos em direção a um plano de ajuda em resposta ao coronavírus proposto pelo presidente Joe Biden de US$ 1,9 trilhão sem apoio republicano.

O Senado votou a proposta, com os democratas derrotando os republicanos por 50-49, abrindo debate sobre uma resolução do orçamento fiscal para 2021 com instruções para gastos com ajuda relacionada ao coronavírus. Usar esta estratégia destrava uma ferramenta legislativa necessária para os democratas aprovarem o pacote de Biden apesar da oposição republicana.

Os republicanos usaram a manobra quando controlavam o Congresso em 2017 para aprovar um amplo projeto de reforma tributária sem o apoio democrata.

Os republicanos têm contestado o valor proposto pelo presidente democrata, que se somará a US$ 4 trilhões em ajuda relacionada à Covid-19 no ano passado.

Mais tarde na terça-feira, a Câmara acompanhou o Senado para iniciar o debate sobre a resolução do orçamento, votando por 216-210, sem nenhum republicano apoiando a proposta.

LEIA MAIS: Decretos de Biden contemplam auxílio alimentar e proteção a trabalhadores

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.