Siga nossas redes

Economia

É verdade que a economia brasileira para durante o Carnaval?

Apesar de vez em quando ouvirmos críticas sobre nossa tradicional festança prolongada, a data não só gera milhares de empregos como é um dos momentos de maior produtividade brasileira no ano.

Publicado

em

Muitos críticos dizem que ninguém trabalha no Carnaval, que o país inteiro para e que o feriado gera um grande prejuízo para a economia. Mas será que isso é verdade?

LEIA MAIS: ‘Me dá um dinheiro aí!’: 7 dicas para evitar a ressaca financeira pós-Carnaval

É mesmo um mês atípico, em que a folia toma conta do país não só nos dias de feriado, mas também nos finais de semana antes e depois do Carnaval oficial. 

Então como tudo funciona tão bem e a festa continua trazendo cada vez mais adeptos de todas as partes do país e do exterior?

Números do Carnaval

Na verdade, segundo dados do site “Trading Economics”, fornecidos pelo Banco Central do Brasil, o período do Carnaval representa uma variação positiva significativa na produtividade brasileira, ficando acima de meses como dezembro e julho, por exemplo.

Enquanto muita gente se diverte, muitos têm que trabalhar duro para que a festa continue. Segundo uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), mais de 18 mil vagas formais de emprego devem ser preenchidas para o feriado em 2020 só na cidade de São Paulo. Isso sem contar o trabalho informal, que literalmente “faz a festa” nessa época do ano. 

Entre os mais de mil blocos e desfiles programados para este ano na capital paulista, São Paulo espera faturar quase R$ 2 bilhões com a data.

Em todo o país, o Ministério do Turismo espera que a festa atraia mais de 11 milhões de turistas, dentre eles, 400 mil estrangeiros. Ao todo, o órgão espera que mais de 8 bilhões de reais sejam injetados na economia brasileira. 

Dessa perspectiva, fica fácil ver que o maior feriado do nosso calendário não mobiliza apenas os foliões atrás dos trios elétricos, mas também contribui (e muito) para o aquecimento da economia brasileira. 

Investimento com rentabilidade acima da média em Renda Fixa? Invista em Debêntures. invista já.

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.