Por Chris Kirkham e Abhirup Roy
(Reuters) – A Rivian revelou nesta quinta-feira seus menores e mais baratos SUVs “R2” e crossovers “R3”, em meio a uma desaceleração na demanda por veículos elétricos, e também informou que vai começar a produzir o R2 em suas instalações existentes para acelerar as entregas no primeiro semestre de 2026.
As ações da Rivian subiam 8%, a 11,94 dólares cada, na tarde desta quinta-feira.
O R2, com preço inicial de 45.000 dólares, bem abaixo dos famosos SUVs e picapes R1 da empresa, é visto como essencial para o sucesso da Rivian. As altas taxas de juros nos Estados Unidos têm levado a uma forte desaceleração na demanda por veículos elétricos, que geralmente são mais caros do que os carros movidos a gasolina.
A Rivian havia planejado anteriormente produzir o R2 — uma versão de cinco lugares do SUV maior R1S da montadora — em uma planta de 5 bilhões de dólares ainda a ser construída na Geórgia.
O presidente-executivo da Rivian, RJ Scaringe, disse que a empresa antecipou o lançamento do R2 para o primeiro semestre de 2026. “Conseguimos alcançar esse cronograma acelerado aproveitando nossas capacidades de produção em Normal, usando nossa unidade em Illinois para lançar o R2 e colocá-lo no mercado o mais rápido possível”, disse ele.
A Rivian disse que a decisão de produzir o R2 em suas fábricas em Normal, Illinois, ajudará a empresa a reduzir o montante de capital necessário e diminuir o risco do lançamento.
Apesar da imensa popularidade dos SUVs e picapes nos EUA, aumentar a produção e gerar demanda além da onda inicial de entusiastas tem sido uma batalha difícil.
Em um anúncio surpresa, a Rivian também revelou nesta quinta-feira seu crossover R3 e uma variante mais potente, o R3X. O R3 terá preço abaixo do R2 e será lançado após este veículo. A empresa não divulgou mais detalhes.
(Por Chris Kirkham em Laguna Beach, Califórnia, e Abhirup Roy em São Francisco; reportagem adicional de Zaheer Kachwala)
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