Siga nossas redes

Economia

Sem surpresas, Fed mantém juros próximos a zero nos EUA

BC norte-americano manteve os juros no intervalo entre zero e 0,25% ao ano, confirmando as previsões do mercado.

Federal Reserve fed

Confirmando as apostas de maior parte do mercado, o banco central norte-americano (Federal Reserve) decidiu nesta quarta-feira (16) manter as taxas de juros dos Estados Unidos no patamar entre o intervalo de zero e 0,25% ao ano. A decisão foi divulgada após a reunião do Comitê de Política Monetária do órgão (Fomc).

MAIS: Super Quarta: como as decisões sobre juros afetam os mercados

O mercado já havia precificado a manutenção dos juros nos EUA há algumas semanas, após o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizar que manteria uma postura “dovish” (favorável a juros mais baixos) durante evento em Jackson Hole.

Em seu comunicado, o órgão indicou que deve manter os juros ao redor de zero até que a economia americana alcance o nível de “pleno emprego” ou até a inflação atingir a meta de 2% a ano. As projeções dão conta de que as taxas devem ser mantidas no atual nível até pelo menos 2023.

Recentemente, o Fed sinalizou ao mercado que deve adotar uma postura mais tolerante com a inflação dos EUA, permitindo que ela ultrapasse o limite de 2% ao ano quando estiver abaixo da meta por muito tempo. Com isso, o órgão passará a perseguir uma “média” no regime de metas. O objetivo é incentivar a atividade, enquanto o país tenta sair de sua pior recessão em décadas.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.