Siga nossas redes

Economia

Fed mantém juros nos EUA, projeta PIB maior e inflação acima da meta este ano

O banco central norte-americano estima agora a economia do país crescendo 6,5% em 2021.

Federal Reserve em Washington 22/8/2018 REUTERS/Chris Wattie

 O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiu manter, nesta quarta-feira (17), as taxas de juros nos Estados Unidos na faixa entre 0% e 0,25% ao ano. A decisão foi unânime, segundo o comunicado divulgado pela entidade.

O Fed também decidiu manter a taxa de desconto em 0,25% e a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) em 0,10%.

Projeções

O banco central norte-americano agora vê a economia crescendo 6,5% em 2021, com a taxa de desemprego caindo para 4,5% até o final do ano, em comparação com crescimento de 4,5% e desemprego de 5% projetados em sua reunião de política monetária de dezembro.

O ritmo de altas de preços deve agora superar a meta de 2% do Fed para o ano, atingindo 2,4% antes de cair de novo em 2022.

“Indicadores de atividade econômica e emprego subiram”, disse o Fomc.

A melhora no cenário econômico do Fed não alterou imediatamente as expectativas das autoridades em relação aos juros. Sete de 18 autoridades agora esperam alta em 2023, contra cinco em dezembro.

Quatro autoridades agora acham que pode ser necessário aumentar os juros já no próximo ano, contra zero em dezembro.

O chair do Fed, Jerome Powell, concederá uma entrevista coletiva às 15h30 para discutir o resultado da última reunião de política monetária.

As projeções trimestrais divulgadas nesta quarta-feira foram as primeiras do banco central norte-americano desde dezembro e incorporam desdobramentos como a distribuição de vacinas contra o coronavírus e a aprovação de dois pacotes de gastos federais nos EUA, totalizando cerca de US$ 2,8 trilhões.

*Com Reuters e Estadão Conteúdo

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.