Siga nossas redes

Economia

FGV: confiança da indústria do Brasil recua em julho com piora de perspectivas

Dados da FGV mostraram que seu Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,7 ponto, para 99,5 pontos, na comparação com o mês anterior.

A confiança da indústria no Brasil caiu pela primeira vez em quatro meses em julho, diante de perspectivas políticas e macroeconômicas desfavoráveis, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (27).

Os dados da FGV mostraram que seu Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,7 ponto, para 99,5 pontos, na comparação com o mês anterior, interrompendo sequência de três altas consecutivas.

gráfico da Confiança da indústria do Brasil em julho

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, caiu 0,9 ponto, para 101,4 pontos, segundo a FGV.

Já o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, teve queda mais acentuada, de 2,6 pontos, para 97,6 ponto.

“As expectativas menos favoráveis parecem decorrer da perspectiva de manutenção de níveis elevados de inflação e de juros até o final do ano, além do aumento da incerteza política durante o período eleitoral”, explicou em nota o economista do FGV IBRE Stéfano Pacini.

No entanto, ele ainda citou manutenção de relativa satisfação com a situação corrente dos negócios, em meio a avaliações favoráveis de empresários sobre a demanda externa e a movimento de regularização de estoques.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.