Por Gilles Guillaume
PARIS (Reuters) – A General Motors apresentou nesta segunda-feira seu luxuoso Cadillac Lyriq elétrico na França, uma expansão de seu mercado na Europa depois de retornar ao continente no ano passado e um teste para saber se as vendas apenas online atrairão compradores ricos de carros.
Em outubro, a GM anunciou que estava lançando vendas na Suíça, o primeiro passo num regresso totalmente elétrico aos mercados europeus desde a venda das marcas Opel e Vauxhall em 2017.
Ao contrário do seu mercado doméstico, onde depende de uma grande rede de concessionárias, os clientes europeus podem personalizar e comprar os seus Cadillac EVs inteiramente online.
Os fabricantes de automóveis europeus estão concentrados em tentar construir veículos elétricos mais acessíveis, sob pressão dos concorrentes chineses e da desaceleração no crescimento da demanda.
A chefe europeia da GM, Jaclyn McQuaid, disse a repórteres em um evento de lançamento em Paris que os SUVs elétricos deverão continuar sendo o segmento de crescimento mais rápido para veículos com emissão zero. “Quando você olha para o mercado de veículos elétricos a bateria na França, é o mercado de luxo que cresceu mais”, disse McQuaid. “O mercado de luxo é onde está o foco agora.”
O carro elétrico mais vendido na França no ano passado foi o SUV da Tesla Model Y, que custa a partir de 42.990 euros (46.500 dólares) nesse mercado.
Destacando a herança francesa da Cadillac – o aventureiro francês Antoine de la Mothe Cadillac fundou Detroit em 1701 – McQuaid disse que outros modelos elétricos viriam usando a mesma arquitetura do Lyriq, fabricado no Estado norte-americano Tennessee.
Na Suíça, o Lyriq tem preço inicial de 82.000 francos suíços (93.100 dólares), mas a GM não forneceu preços para a França.
A Cadillac também planeja um showroom em Paris e o Lyriq poderá ser encomendado online a partir de 23 de março. O EV de luxo deverá ser lançado em outros mercados europeus, começando pela Alemanha até o final do ano.
(Reportagem de Gilles Guillaume)
Veja também
- Vale recebe sinal verde para compra de fatia de 15% da Anglo American no complexo Minas-Rio
- Distribuidoras de energia terão de encerrar disputas judiciais com governo e pagar multas se quiserem renovar concessões
- Boeing busca US$ 35 bilhões em meio à greve que prejudica suas finanças
- Nova plataforma da Petrobras inicia produção, que pode alcançar 100 mil barris por dia
- FMI diz que dívida pública global chegará a US$ 100 trilhões pela primeira vez na história