Siga nossas redes

Economia

Governo confirma que caso de ‘vaca louca’ é atípico

O ministério da Agricultura disse que está adotando as providência para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.

O Ministério da Agricultura confirmou que é atípico o caso isolado de encefalopatia espongiforme bovina, mais conhecido como mal da “vaca louca”, detectado no município de Marabá (PA).

Em nota na noite de quinta-feira (2), a pasta disse que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comunicou imediatamente o resultado da análise realizada por laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, imediatamente, iniciou a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas.

Assim que concluído o processo, será marcada uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação da carne bovina ao país, informou o governo brasileiro.

Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, a pasta disse que está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.

Na véspera, os governos da Tailândia, do Irã e da Jordânia suspenderam temporariamente as importações de carne bovina brasileira em função do caso da “mal da vaca louca”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.