Siga nossas redes

Economia

Governo nega preparar quaisquer medidas para racionamento de energia elétrica

País teve a pior estação chuvosa para os reservatórios de hidrelétricas em mais de 90 anos.

Linhas de transmissão de energia em Brasília (DF) 29/08/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino

O governo federal vem implementando ações para garantir o fornecimento de energia elétrica no Brasil e não está tomando quaisquer medidas objetivando o racionamento de energia elétrica, reafirmou em nota o Ministério de Minas e Energia nesta segunda-feira (21).

As ações em curso são necessárias para que não haja falta de energia, após o país ter registrado a pior estação chuvosa para os reservatórios de hidrelétricas em mais de 90 anos. A fonte hídrica é a principal geradora do país.

A pasta ressaltou que junto com instituições setoriais vêm implementando ações que garantam o fornecimento de energia elétrica para a população brasileira, “visando, sobretudo, a sustentação do crescimento econômico”, afirmou o ministério.

“Em sintonia e permanente diálogo com entidades governamentais e da sociedade civil, o MME trabalha de modo que os impactos sejam os menores possíveis na vida do cidadão.”

O racionamento, segundo a pasta, não está no radar do governo.

“O MME (Ministério de Minas e Energia) esclarece que não estão sendo tomadas quaisquer medidas objetivando o racionamento de energia elétrica no país”, afirmou.

Dentre as ações avaliadas pelos órgãos envolvidos, disse o ministério, está uma medida provisória que visa fortalecer a governança do processo decisório, possibilitando maior agilidade, segurança jurídica e total respeito às competências de todas as instâncias.

A pasta ressaltou ainda que busca o uso racional dos recursos hídricos e da energia elétrica, “permitindo que o país passe por esta conjuntura crítica com serenidade e sem alarmismos”.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.