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Economia

Grupo Comporte é único com proposta para Trem Intercidades de SP e vence leilão

Por Alberto Alerigi

SÃO PAULO (Reuters) – O grupo da família dos fundadores da companhia aérea Gol, Comporte, foi o único a apresentar proposta no leilão da Parceria Público-Privada (PPP) do trem de passageiros entre a cidade de São Paulo e Campinas (SP), vencendo o certame nesta quinta-feira.

O grupo ofertou um desconto de apenas 0,01% sobre a contraprestação máxima de cerca de 8 bilhões de reais definida no edital do leilão. O Estado de São Paulo entrará no projeto do TIC com aporte de cerca de 9 bilhões de reais, dos quais 6,4 bilhões serão financiados pelo BNDES.

Além de atuar no setor de ônibus rodoviários, o Comporte é operador do sistema metroferroviário da região metropolitana de Belo Horizonte. A companhia participou do leilão em consórcio com a CRRC, de Hong Kong e que afirma ser a maior fornecedora de equipamento ferroviário do mundo.

O leilão envolveu três projetos ferroviários de passageiros, uma raridade no Brasil, que nos últimos anos deu foco apenas a projetos de transporte de carga na área. Além da parceria público-privada (PPP) no trem expresso de média velocidade entre São Paulo e Campinas (TIC), o governo estadual também leiloou implantação de trem intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas e a concessão de 17 estações de passageiros, atualmente operadas pela estatal CPTM, entre São Paulo e Jundiaí.

A ferrovia corre praticamente em paralelo aos corredores rodoviários do sistema Anhanguera-Bandeirantes já operados pela CCR, cujo prazo de concessão vence em 2037.

O governo de São Paulo afirma que a obra do TIC, que envolve cerca de 100 quilômetros, deve ficar pronta em 2031 e que o empreendimento prevê a aquisição de 15 trens. Já o TIM deve ficar pronto em 2029 e terá compra de sete trens.

A concessão das 17 estações da Linha 7-Rubi, atualmente a maior malha em extensão de trem urbano de São Paulo, com 57 quilômetros, ficará a cargo do grupo vencedor do leilão.

O total de investimentos previstos nos três empreendimentos, segundo o governo paulista, é de cerca de 14 bilhões de reais e o contrato é de 30 anos a partir da entrada em operação dos novos ramais ou da extensão do serviço comercial da Linha 7. Os investimentos incluem implantação e “adequação” de 430 quilômetros de via permanente, além de instalação de túneis e pontes.

Em pronunciamento após o leilão, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comemorou o resultado apesar do certame não ter tido concorrência e ter sido concluído com oferta de desconto mínimo na contraprestação.

Segundo Freitas, um leilão de trem de passageiros ligando a capital do Estado com a cidade de Sorocaba, no interior, deve ser realizado em 2025. O governador também afirmou que o Estado estuda uma ligação ferroviária de passageiros entre a capital e a cidade litorânea de Santos.

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