Siga nossas redes

Economia

Guedes fala em fundo de ativos da Petrobras para ‘pessoas mais frágeis’

Ministro disse ainda que só vai embora “se alguém me mostrar que estou fazendo algo muito errado”.

Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, faz palestra de encerramento do Seminário de Abertura do Legislativo de 2020

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou durante uma entrevista a um podcast na sexta-feira (26) que só vai embora do governo “se alguém me mostrar que estou fazendo algo muito errado”. A fala veio depois de o presidente Jair Bolsonaro determinar a troca do presidente da Petrobras, o que abriu questionamentos sobre a permanência do ministro.

“Tenho noção de compromisso enquanto puder ser útil e gozar da confiança do presidente. Se o presidente não confiar em meu trabalho, sou demissível em 30 segundos. Se eu estiver conseguindo ajudar o Brasil, fazendo as coisas que acredito, devo continuar. Ofensa não me tira daqui, nem o medo, o combate, o vento, a chuva”, afirmou.

Ainda na ocasião, Guedes revelou que quer criar um fundo com ativos da Petrobras para pagar dividendos “principalmente a pessoas mais frágeis”. Depois de o presidente Jair Bolsonaro questionar se o “Petróleo é nosso ou é de um pequeno grupo no Brasil?”, Guedes defendeu o pagamento de dividendos para o “povo brasileiro”.

“É o seguinte, ou paga dividendos para mais pobres, ou vende. Não pode Petrobras ficar dando prejuízo”, afirmou. “Tem uma turma que começa com ‘o petróleo é nosso’, então pega os mais pobres e vamos dar um pedaço para eles. Temos ideia de fazer algo parecido um pouco à frente, criar um fundo e colocar ativos lá, principalmente para mais frágeis. Vamos fazer um programa de transferência na veia, pega os 20%, 30% mais pobres e dá a sua parte da Petrobras”.

Sobre as privatizações das estatais, ele disse que estão muito atrasadas, assim como a proposta de reforma tributária do governo. “A abertura comercial travou com a covid, mas vamos abrir de novo”, garantiu.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.