Siga nossas redes

Economia

Iberdrola intensifica investimentos em redes elétricas em novo plano de US$ 45 bi

Por Pietro Lombardi

MADRID (Reuters) – A gigante espanhola de energia renovável Iberdrola definiu planos nesta quinta-feira para investir 41 bilhões de euros (44,83 bilhões de dólares) nos próximos três anos, com foco em redes elétricas, a exemplo da rival italiana Enel, à medida que o setor busca melhores retornos.

O novo plano se baseia em uma mudança estratégica anunciada em 2022, quando a Iberdrola, que atua no Brasil por meio da controlada Neoenergia, disse que adotaria uma abordagem mais seletiva para projetos de energia renovável. A Enel tomou medida semelhante no final do ano passado.

Os investimentos líquidos totais da empresa serão de 36 bilhões de euros, já que cerca de 5 bilhões de euros virão de parceiros.

A maior utility da Europa em valor de mercado investirá 21,5 bilhões de euros, ou cerca de 60% dos investimentos totais, em sua divisão de redes elétricas nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Espanha.

As energias renováveis receberão cerca de 15,5 bilhões de euros, incluindo 5 bilhões de euros provenientes de parceiros.

A Iberdrola espera que seu lucro líquido cresça para entre 5,6 bilhões de euros e 5,8 bilhões de euros em 2026, enquanto o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização é esperado entre 16,5 bilhões de euros e 17 bilhões de euros.

Os acionistas deverão receber 11 bilhões de euros até 2026, já que os dividendos crescerão de acordo com o lucro líquido. Ao final do plano, os dividendos deverão ficar entre 0,61 e 0,66 euro por ação, com um piso de 0,55 euro.

“Nossa estratégia se concentrará na entrega de redes reforçadas para garantir a segurança do fornecimento, representando agora 60% do nosso investimento total, bem como uma forte expansão da capacidade de energias renováveis, impulsionada pela substituição de tecnologias fósseis e pela demanda adicional”, disse o presidente executivo Ignacio Sanchez Galan.

“Também reconhecemos um papel crescente das tecnologias de armazenamento.”

(Reportagem de Pietro Lombardi)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.