Siga nossas redes

Economia

Imposto de Renda: casais podem declarar o mesmo dependente?

A resposta vai depender se a declaração é feita de forma conjunta ou separada.

Publicado

em

por

Samir Choaib*

Caso o casal declare em conjunto, sim, podem incluir o mesmo dependente na declaração do Imposto de Renda 2020. Mas, pela pergunta, nos parece que a declaração do casal é elaborada em separado e, nesse caso, os dependentes comuns somente podem constar na declaração de um dos cônjuges.

Fuja da mordida do Leão:

Ao incluir um dependente em sua declaração, o contribuinte deve estar atento ao fato de que todos os rendimentos (independentemente do valor) e bens desse dependente também devem ser declarados. A falta da declaração de rendimentos, bens e direitos do dependente é um dos casos mais comuns que levam o contribuinte à retenção em malha fina da Receita Federal.

*Samir Choaib é sócio-fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados.

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.