Siga nossas redes

Economia

Índice de Preços ao Produtor de maio recua e fica em 1,83%, diz IBGE

IPP acumulado do ano é de 9,06% e inflação do índice dos últimos 12 meses fica em 19,2%.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrado no mês de maio foi de 1,83%, de acordo com divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º).

No mês anterior, em abril, o IPP foi de 2,08%, o que mostra que houve uma desaceleração da economia. Em março, o índice registrado foi de 3,12%.

Se comparado ao mês de maio de 2021, o IPP ficou acima do registrado há 12 meses. Na ocasião, o índice foi de 0,99%. A inflação acumulada do IPP dos últimos 12 meses foi de 19,2%. No ano de 2022, o acumulado é de 9,06%, a segunda maior taxa para o mês de maio da série histórica.

Mais uma vez, a indústria extrativa é o destaque com a maior variação (12,50%) – após variação negativa (-11,54%) em abril – e a maior influência: 0,66 ponto percentual.

“Os dois produtos com maior peso nas indústrias extrativas, óleo bruto de petróleo e minério de ferro, contribuíram para o destaque no IPP de maio por razões parecidas. Após a apreciação acumulada nos primeiros meses do ano, verificamos em maio uma depreciação corrente do câmbio o que, tudo o mais constante, provoca um aumento do montante em reais recebido pelos produtos cotados em moeda internacional, como o petróleo e o minério. No caso do óleo bruto, os preços internacionais se recuperaram em maio e no caso do minério, em particular, é observada uma recuperação na segunda quinzena do mês, período em que se concentraram as exportações brasileiras do produto. Essa combinação de depreciação cambial com recuperação dos preços internacionais é importante para explicar o aumento de preços das indústrias extrativas, a principal responsável pelo resultado geral no mês”, explica o analista da pesquisa, Felipe Câmara.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.