Siga nossas redes

Economia

Inflação é a principal preocupação dos países do G20, mostra pesquisa

Esforços dos bancos centrais para domar a inflação corre o risco de levar a economia global a uma recessão.

Inflação descontrolada, uma crise de dívida em desenvolvimento e problemas de custo de vida representam as maiores ameaças aos negócios dos países do G20 nos próximos dois anos, mostraram nesta segunda-feira dados do Fórum Econômico Mundial.

A inflação subiu para níveis não vistos em várias décadas, levando um terço dos países do G20 a identificar o aumento dos preços como sua principal preocupação, mostrou a Pesquisa Executiva de Opinião realizada pelo Centro para a Nova Economia e Sociedade do Fórum Econômico Mundial.

Embora os bancos centrais em todo o mundo tenham embarcado em uma trajetória de aperto agressivo da política monetária, seus esforços para domar a inflação correm o risco de levar a economia global a uma recessão.

Mercado em Duesseldorf, Alemanha 29/04/2020. REUTERS/Wolfgang Rattay

A pesquisa, que ocorre antes da COP27 no Egito e da cúpula do G20 na Indonésia neste mês, também mostrou que as preocupações ambientais ficaram em segundo plano pela primeira vez em anos, à medida que o mundo trata dos problemas socioeconômicos mais imediatos, que vão desde as consequências da guerra na Ucrânia até o custo de vida.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.