Siga nossas redes

Economia

Instituto reduz previsão de expansão global para menor avanço desde 2008

Instituto de Finanças Internacionais recomenda um ciclo de afrouxamento coordenado.

Publicado

em

por

Estadão Conteúdo
Investimento queda

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) estima que o crescimento da economia global deve desacelerar a 1% em 2020, ritmo mais fraco desde a crise financeira de 2008, como efeito do choque causado pelo coronavírus. Em relatório, a instituição também reduziu as previsões para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (de 2% para 1,3%) e da China (de 5,6% para “pouco menos” de 4%).

LEIA MAIS: Coronavírus pode afetar crescimento do PIB em 2020, diz Maia

“Há claros abalos na cadeira de fornecimento da indústria, mas o foco das potenciais consequências do vírus na economia será no setor de serviços, no qual o impacto depende da escala da transmissão e do alcance medidas de contenção”, avalia o IIF.

No entendimento do instituto, o corte extraordinário do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de 50 pontos-base em sua taxa básica de juros abre espaço para que BCs de economias emergentes façam o mesmo.

“Um ciclo de afrouxamento coordenado poderia trazer crescimento de volta aos emergentes e proteger a economia global do coronavírus”, destaca o IIF.

Mesma segurança com rendimentos muito maiores: abandone a poupança e invista no Tesouro Direto pela Easynvest!

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.