Siga nossas redes

Economia

IR 2021: errei a declaração do ano passado; como faço para corrigir agora?

Desde que não tenha sido notificado pela Receita Federal, o contribuinte tem 5 anos para corrigir suas informações.

Pergunta do leitor: Na declaração do Imposto de Renda do ano passado eu percebi que coloquei algumas informações erradas. E agora, como eu faço para corrigir?

Resposta de Charles Gularte:

Desde que não tenha sido notificado pela Receita Federal, o contribuinte tem 5 anos para corrigir suas informações na declaração do Imposto de Renda através do programa da DIRPF disponível para download no site da Receita Federal, na internet por meio do e-CAC, ou ainda pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

MAIS: SAIBA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2021

“É necessário informar o número do recibo da declaração anteriormente entregue (12 dígitos) na declaração retificadora, após, acesse a declaração pelo e-CAC, ou caso disponha do arquivo DEC da declaração, basta o importar no programa DIRPF do respectivo ano-calendário, e proceder com as correções necessárias”.

Caso não consiga proceder de nenhuma dessas formas, todos os dados devem ser preenchidos novamente, com as devidas correções para a entrega da declaração retificadora, informando ainda o número do recibo da declaração anterior.

Vale lembrar que não é possível retificar o tipo da declaração – “completa” ou “simplificada” – após o prazo final de entrega da declaração.

Charles Gularte, VO de Operações da Contabilizei.


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.