Siga nossas redes

Economia

Juros precisam subir e não vejo recessão, diz Williams, do Fed

Presidente do Federal Reserve comenta sobre possível segundo aumento de 0,75 ponto percentual no próximo mês.

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York, John Williams, disse nesta terça-feira (28) que o banco central dos Estados Unidos precisa aumentar a taxa de juros rapidamente para desacelerar a economia e a inflação, incluindo um possível segundo aumento de 0,75 ponto percentual no próximo mês, mas afirmou que não espera uma recessão no país.

Até o final do ano, Williams disse em entrevista à CNBC, a taxas de juro precisa “definitivamente” estar entre 3% e 3,5%, acrescentando que neste momento parece “perfeitamente razoável” que a taxa do Fed chegue a 3,5%-4% no próximo ano, um nível em que restringirá o crescimento econômico.

“Precisamos avançar rapidamente”, disse Williams. “Em termos de nossa próxima reunião, acho que 0,50 (ponto percentual) ou 0,75 será claramente o debate.” O Fed aumentou neste mês os juros em 0,75 ponto, para uma faixa de 1,5%-1,75%, para combater a inflação que está na máxima em 40 anos.

Os custos de empréstimo mais elevados diminuirão o crescimento econômico para entre 1% e 1,5% este ano, e a taxa de desemprego, agora de 3,6%, provavelmente subirá para mais de 4% nos próximos anos, disse ele. Mas os juros mais altas não causarão o colapso da economia, disse ele. “Recessão não é o meu cenário básico”, disse Williams. “Eu acho que a economia é forte.”