Siga nossas redes

Economia

Lucro do FGTS: Caixa inicia distribuição de R$ 12,7 bilhões nesta quinta

Será creditado 99% do resultado do FGTS em 2022 para 217,7 milhões de contas.

A Caixa informou que inicia nesta quinta-feira (27) o processamento da distribuição de R$ 12,7 bilhões do resultado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2022, o equivalente a 99% do resultado. Cerca de 132 milhões de trabalhadores que tinham conta de FGTS com saldo em 31 de dezembro de 2022 receberão o crédito, proporcional ao saldo existente naquela data.

Os valores serão creditados nas contas de FGTS entre os dias 27 e 31 de julho de 2023 – portanto, com um mês de antecedência do prazo previsto legalmente.

saque do fgts
Aplicativo FGTS

“O Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) aprovou, sem ressalvas, as demonstrações financeiras elaboradas pela Caixa, na qualidade de Agente Operador, e autorizou a distribuição de 99% do resultado, conforme estabelece a Lei nº 8.036/90. Após a publicação no Diário Oficial da União, a Caixa vai iniciar o processamento da distribuição do resultado”, diz a Caixa em comunicado.

Valor a receber

Para calculá-lo o quanto receberá, o trabalhador deve multiplicar o saldo existente na conta de FGTS em 31 de dezembro de 2022 pelo índice de 0,02461511.

Os trabalhadores poderão consultar o crédito no extrato da conta de FGTS, por meio do aplicativo FGTS, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

O que é a distribuição do lucro do FGTS?

A Caixa informou que trata-se de uma medida legal que tem como objetivo o incremento da rentabilidade das contas de FGTS do trabalhador, por meio da distribuição de parte do resultado positivo auferido pelo fundo, além da remuneração mensal realizada por meio da aplicação da TR mais 3% ao ano, conforme legislação vigente.

Agências da Caixa
Agências da Caixa abrirão neste sábado para saque do FGTS

A distribuição do resultado do FGTS é somada ao saldo da conta do FGTS, que pode ser sacado pelo trabalhador conforme as situações previstas na Lei nº 8.036/90 como, demissão sem justa causa, uso do recurso para pagamento de moradia própria, casos de doenças graves entre outras.

O resultado do fundo é decorrente do retorno de suas aplicações e investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura e saúde.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.