O instituto de pesquisa Ipsos divulgou nesta sexta-feira (5) o estudo “O que preocupa o mundo”, referente ao mês de fevereiro, e constatou que a principal aflição para 43% dos 29 países consultados é a inflação, principal escolha pelo 11º mês consecutivo.
As outras maiores preocupações foram pobreza e desigualdade social (32%); crime e violência (27%); desemprego (27%); e corrupção (25%). A lista ainda conta com outros tópicos de preocupações dos países.
A metodologia da pesquisa permitiu que os respondentes escolhessem mais de uma opção, por isso o percentual está acima de 100%.
Considerando todas as preocupações citadas, a maior parte dos países (62%) disse que acredita que não está no caminho certo para solucioná-las, enquanto a minoria (38%) acredita que sim.
O que mais preocupa o Brasil?
Falando especificamente do que preocupa mais o Brasil, o estudo revelou que a maior aflição do país é, na verdade, a pobreza e a desigualdade social (43%), seguida de crime e violência (32%), desemprego (28%) e, por último, inflação (27%).
Ao contrário do que pensa a maioria dos países, grande parte do Brasil acredita que está indo na direção certa (56%), enquanto 44% discordam.
Apesar do otimismo para a maioria, uma grande proporção dos brasileiros respondentes da pesquisa (69%) disse que descreve a situação econômica do país como ruim, enquanto uma menor parte (31%) acha que está boa.
Veja também
- Esforço do 2º semestre vai nos permitir cumprir meta fiscal de 2024, diz Haddad
- Medo de recessão nos EUA vai embora e Wall Street tem melhor semana do ano
- Das Olimpíadas à Taylor Swift: viajar para ver esportes e shows está virando uma indústria trilionária
- Governo legaliza ‘jogo do tigrinho’; bets já fazem estrago na economia
- Taxação de ‘blusinhas’ começa neste sábado. Como vai funcionar na prática?