Siga nossas redes

Economia

Mesmo com corte da Selic, Brasil segue no topo do ranking dos juros reais

Levantamento com 40 países tem Brasil novamente na liderança.

Mesmo após o corte de 0,5 ponto percentual da Selic nesta quarta-feira (2), o Brasil segue na liderança como o país com a maior taxa de juros reais do mundo. Segundo levantamento feito pela Infinity Asset e MoneYou com 40 países, considerando a inflação esperada para os próximos 12 meses, o país tem uma taxa de juro real de 6,68%.

Foi a 7ª vez seguida que o Brasil manteve a liderança com juros reais mais altos. Embora siga no topo do ranking, o corte da Selic colocou o Brasil mais próximo do segundo colocado na lista, o México, que tem taxa de juro real de 6,64%. 

“O problema global na condução da política monetária continua. O Brasil ainda reduz parte das dúvidas na ancoragem das expectativas de inflação, com a aprovação do arcabouço fiscal, enquanto os EUA elevaram novamente os juros após uma pausa e continuam a registrar pressões no mercado de trabalho, apesar de uma série de indicadores econômicos na linha negativa”, destaca o relatório. 

“A Europa ainda registrou breves reações às elevações recentes de juros tanto na economia, como na inflação, enquanto a Ásia preserva parte de suas medidas estimulativas, com a China prometendo novos incentivos à economia e Japão alterando novamente a YCC.”

Brasília, 02/08/2023 - Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. Foto: Raphael Ribeiro/BCB
Brasília, 02/08/2023 – Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.