Siga nossas redes

Economia

Número de registros de inadimplentes sobe 1% em setembro

Em relação ao mesmo período no ano passado, houve uma redução de 5,1%.

Mulher compara os indicadores econômicos que podem impactar a sua carteira usando um lápis e uma calculadora em uma mesa coberta por papéis.
Foto: Guilherme Santos/Sul21

O Indicador de Registros de Inadimplentes subiu 1% em setembro, na comparação com agosto, segundo dados da Boa Vista, com ajuste sazonal. A pesquisa abrange todo o Brasil. Em relação ao mesmo período no ano passado, houve uma redução de 5,1%. No ano, a queda desacelerou de 8,4% para 8,1% e, em 12 meses, de 15,3% para 15,0%.

Já o Indicador de Recuperação de Crédito caiu 4,0% na comparação mensal e 2,1% em relação ao mês de setembro de 2020. Apesar da alta de 1,5% no acumulado em 12 meses, no ano houve uma desaceleração no resultado de 3,7% para 3,0%.

De acordo com a Boa Vista, diante do cenário de juros e de endividamento elevados, a tendência de alta na taxa de inadimplência pode ser confirmada nas próximas aferições do Banco Central.

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. Já o de recuperação de crédito é aferido a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.