Siga nossas redes

Economia

Paulo Guedes: ‘Se o país fizer besteira, afunda de novo’

Ministro disse nesta quarta-feira (25) que projeção de que economia vai crescer de 3% a 4% no ano que vem pode ser conservadora.

Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de evento no Itamaraty 20/10/2020 REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (25) que sua projeção de que a economia vai crescer de 3% a 4% no ano que vem pode se mostrar conservadora, mas alertou que, se o país fizer besteira, “afunda de novo”.

“Grande desafio nosso é transformar essa recuperação cíclica, já é um fato, vai crescer 3%, 4% no ano que vem, está aí, se nós não fizermos besteira. Se fizermos besteira, afunda de novo”, afirmou Guedes ao participar, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, de evento presencial com investidores em São Paulo.

“Agora já estamos em plena recuperação, esse crescimento de 3%, 4% pode ser uma estimativa conservadora.”

Reforçando que as reformas vão avançar no Congresso, ele frisou que o desafio da classe política hoje é não permitir que a arrancada da economia se perca.

“Precisa de coragem política para fazer o que tem que ser feito. O presidente tem essa coragem, tem demonstrado isso. O Congresso é reformista, então vai acontecer”, disse Guedes.

Autonomia do BC

O ministro previu que nas próximas semanas a Câmara aprovará o projeto de autonomia do Banco Central e frisou que a iniciativa é importante para sinalizar que os recentes aumentos de preços na economia, que ele atribuiu ao pagamento do auxílio emergencial, não vão virar uma “alta permanente de preços que vai desmontar todo esse mecanismo de juro baixo”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.