Siga nossas redes

Economia

PIB da Alemanha recua 1,8% no 1º tri, em meio a restrições da pandemia

Famílias alemãs colocaram mais dinheiro na poupança e deixaram de consumir.

alemanha
Visão geral da rua “Grosse Bergstrasse” em Haburgo, Alemanha, durante lockdown. May 11, 2021. REUTERS/Fabian Bimmer

A economia da Alemanha encolheu mais do que o esperado no primeiro trimestre uma vez que as restrições relacionadas ao coronavírus levaram as famílias a colocar mais dinheiro do que nunca na poupança, mostraram dados nesta terça-feira (25).

Leia mais: Zona do euro entra em 2ª recessão técnica em um ano

A maior economia da Europa contraiu 1,8% em relação ao trimestre anterior e 3,1% na comparação anual, disse a Agência Federal de Estatísticas. As expectativas em pesquisa da Reuters eram respectivamente de quedas de 1,7% e 3,0%, e as leituras foram significativamente mais fracas do que a média da zona do euro.

A renda disponível para as famílias alemãs aumentaram ligeiramente uma vez que o governo injetou bilhões de euros em esquemas de proteção ao emprego e auxílios em dinheiro. Mas as contenções ligadas às medidas para restringir a pandemia também dificultaram os gastos.

Queda no consumo das famílias

“A queda no consumo é colossal”, disse o economista do VP Bank Group Thomas Gitzel. Os gastos das famílias recuaram 5,4% na comparação trimestral, enquanto a taxa de poupança subiu a um recorde de 23,2%.

Os investimentos das empresas em maquinário e equipamentos caiu ligeiramente, embora a atividade de construção tenha subido.

O dado trimestral do PIB da Alemanha se compara com uma média da zona do euro de queda de 0,6%. Na França houve crescimento de 0,4%, enquanto a economia dos Estados Unidos, cujo programa de vacinação tem avançado mais rapidamente, cresceu 1,6%.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.