Siga nossas redes

Economia

PIB da zona do euro cresce 0,1% no 1º trimestre

PIB da França, Itália e Espanha crescem 0,2% e 0,5%, respectivamente.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 minutos

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,1% no primeiro trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela Eurostat, como é conhecida a agência de estatísticas da União Europeia (UE).

O resultado ficou em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e veio após a economia do bloco ficar estagnada no quarto trimestre. Em relação a igual período do ano passado, o PIB da zona do euro se expandiu 1,3% entre janeiro e março. Neste caso, o consenso no levantamento do WSJ era de acréscimo um pouco maior, de 1,4%.

PIB da Itália cresce 0,5%

O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália cresceu 0,5% no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre do ano passado, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pelo Istat, como é conhecido o instituto de estatísticas do país. O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam estabilidade da economia italiana nos primeiros três meses do ano, e veio após a contração de 0,1% vista no último trimestre de 2022. Na comparação anual, o PIB italiano se expandiu 1,8% entre janeiro e março. Neste caso, o consenso no levantamento do WSJ era de alta de 1,3%.

Itália. Crédito: Reuters

PIB da Espanha cresce 0,5%

O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha cresceu 0,5% no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre do ano passado, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,2% no período. O avanço do PIB espanhol no quarto trimestre ante o terceiro foi revisado para cima, de 0,2% para 0,4%. Já na comparação anual do primeiro trimestre, o PIB da Espanha teve expansão de 3,8%, ganhando força ante acréscimo de 2,9% registrado no terceiro trimestre, informou o INE.

PIB da França cresce 0,2%

O Produto Interno Bruto (PIB) da França cresceu 0,2% no primeiro trimestre ante os três meses anteriores, segundo pesquisa preliminar divulgada nesta sexta-feira, 28, pelo Insee, o instituto de estatísticas do país. O resultado veio em linha com as expectativas de analistas consultados pelo Wall Street Journal. O avanço vem apesar das pressões da alta inflação e após estagnação do PIB no quarto trimestre de 2022, agora revisado de +0,1% para 0%. Na comparação anual, o PIB francês se expandiu 0,8% no trimestre, levemente abaixo da previsão de 0,9%. Com informações do Dow Jones Newswires.

PIB da Alemanha fica estável

Restaurante em Marburg, Alemanha 17/11/2021. REUTERS/Fabian Bimmer

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha ficou estável no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre do ano passado, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira, 28, pela Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas do país.

O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam crescimento de 0,2% da maior economia da Europa entre janeiro e março.

Na comparação anual do primeiro trimestre, o PIB alemão encolheu 0,1%. Neste caso, o consenso no levantamento do WSJ era de alta de 0,3%. A Destatis também revisou para baixo seu cálculo para o PIB do quarto trimestre ante o terceiro, de queda de 0,4% para contração de 0,5%.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.