Siga nossas redes

Economia

PIB de 2023, reunião do G20 e balanços: os destaques para ficar de olho na semana

Câmbio define Ptax em meio à volatilidade no menor nível em 10 anos.

O mercado reage ao IPCA-15, que deve mostrar aceleração, e ao PIB do 1º ano do governo Lula. Dado de inflação nos EUA testa cautela do Fed com prazo para corte de juros e China divulga PMI. Câmbio define Ptax em meio à volatilidade no menor nível em 10 anos. Veja destaques:

Inflação e PIB

O El Niño e a sazonalidade desfavorável devem continuar pesando nos preços de alimentos no IPCA-15 de fevereiro, segundo Adriana Dupita, da Bloomberg Economics. A estimativa dos economistas é que o índice, que sai na terça-feira, tenha acelerado para 0,81% na comparação mensal e 4,51% em termos anuais. Na sexta-feira sai o PIB do quarto trimestre e fechado de 2023. A estimativa é de uma expansão acumulada no ano de 3%, mas o mercado já projeta uma desaceleração em 2024 para 1,68%. Semana ainda deve ter resultado fiscal e taxa de desemprego.

Deflator PCE nos EUA

Os mercados podem ser impactados na próxima semana pelo deflator PCE, tido como índice de preços preferido do Fed e que deve vir salgado, além do PMI industrial da China, que pode mostrar o efeito do feriado de Ano Novo Lunar. A Bloomberg Economics prevê que tanto o PCE cheio quanto o núcleo devem acelerar para 0,4% em janeiro. As apostas em cortes de juros do Fed, que foram adiadas nas últimas semanas por dados fortes nos EUA, podem ser novamente influenciadas por vários discursos de dirigentes do BC americano na próxima semana – que ainda contará com primárias de candidatos a presidente americanos e marcará dois anos da invasão russa à Ucrânia.

Câmbio e fluxo da bolsa

O mercado de câmbio define Ptax no encerramento de fevereiro, no dia 29 por 2024 ser ano bissexto, em meio à queda da volatilidade implícita do real, que atingiu nesta semana o menor nível em 10 anos. A expectativa de um corte de juros mais demorado nos EUA têm sustentado a moeda americana, apesar do nível ainda vantajoso do carrego que beneficia o real. A B3 acumulava no mês, até o dia 21, um fluxo negativo de -R$ 10,13 bi.

Haddad em reunião do G-20

Os ministros das finanças e chefes de bancos centrais do G-20 se reúnem em São Paulo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, representarão o Brasil. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro convocou um protesto em São Paulo no domingo, em meio à investigação sobre suposta tentativa de golpe nas eleições de 2022. Ele nega irregularidades.

XP, BRF, Suzano, Ambev

A divulgação de balanços do 4º trimestre terá empresas como XP, BRF, Ambev, Suzano e Copel. Americanas reagendou para dia 26 a publicação dos balanços dos 3 primeiros trimestres de 2023. Gol reúne os acionistas em assembleia na quarta-feira para ratificar o pedido de proteção pelo Chapter 11 nos EUA. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.