O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou inesperada contração de 1,4% no primeiro trimestre deste ano, em termos anualizados, de acordo com a primeira leitura do dado divulgada nesta quinta-feira, 28, pelo Departamento do Comércio do país.
Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam avanço de 1,0%. Essa foi a primeira queda trimestral do indicador desde o início da pandemia, em 2020.
O resultado representa um drástico enfraquecimento em relação ao crescimento anualizado de 6,9% nos três últimos meses de 2021.
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,0% entre janeiro e março. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 5,2% no mesmo intervalo.
Segundo o órgão do governo americano, no primeiro trimestre, a maior economia do planeta foi afetada pela ressurgência no número de casos de coronavírus, em meio à disseminação da variante Ômicron.
Veja também
- Como a guerra híbrida, protagonizada por Rússia, Ucrânia e EUA impacta o ESG?
- Com queda de 45%, hora é de comprar ou vender as ações da Netflix?
- Weg decola 5,5%: o que agradou no balanço? E impactos do IPCA para investimentos
- Passagens aéreas podem ficar mais caras com volta do despacho de malas gratuitas
- Balanços do 1° trimestre de 2022: veja o calendário completo
- Infográfico: Quais países têm mais milionários? Brasil ocupa 24ª posição