Siga nossas redes

Economia

PIB paulista cresce em meio à queda da economia nacional

Para 2021, o economista Henrique Meirelles projetou um avanço superior a 5% na economia do estado.

imóveis

A economia do estado de São Paulo cresceu 0,4% no ano passado, anunciaram o governador João Doria (PSDB) e o secretário estadual da Fazenda, Henrique Meirelles, durante cerimônia nesta quinta-feira (4).

No evento, Doria fez questão de destacar que o PIB paulista cresceu em meio à “fortíssima” queda da economia nacional e mundial. “Enquanto o PIB do Brasil caiu 4,1%, o PIB de São Paulo teve crescimento de 0,4%”, comentou o governador. Na quarta, o político classificou como um “fiasco completo” o resultado do PIB de todo o país em 2020.

Saiba mais: Em dez anos, PIB só surpreendeu positivamente o mercado em um

Meirelles chamou de “excepcional” o desempenho do estado em meio às consequências na economia como um todo causadas pela maior crise sanitária da história. “São Paulo já tinha crescido em 2019 mais do que a economia brasileira e entrou forte em 2020 O Estado caiu menos do que a média no choque da pandemia, subiu mais rápido e terminou o ano com crescimento positivo”, disse o secretário.

Responsável por 77% do PIB de SP, o setor de serviços e tecnologia cresceu 1,8% e puxou o resultado. Meirelles também relacionou o crescimento ao trabalho de atração de investimentos, incluindo para concessões, iniciado no primeiro ano de mandato do governo Doria.

Já os setores do estado que apresentaram déficit foram agropecuária (1,7%) e indústria (2,9%).

Projeção para 2021

O secretário ainda exibiu durante a sua apresentação um slide no qual o crescimento do Estado é contraposto à queda de 3,5% da economia mundial, assim como à retração de países como Estados Unidos (3,5%), Japão (4,8%) e México (8,5%).

Para 2021, o economista projetou um avanço superior a 5% na economia do estado, que vem a oito meses consecutivos apresentando crescimento superior ao do pré-crise (5,6%). Meirelles atribuiu a confiança na economia paulista à evolução do programa de vacinação em São Paulo.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.