Prédio da Caixa Econômica Federal
Brasília: Prédio da Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O prazo para quem quiser sacar o abono salarial PIS/Pasep de 2024 termina nesta sexta-feira (27). O calendário de pagamentos teve início em fevereiro deste ano e foi organizado conforme a data de nascimento dos trabalhadores. Quem não retirar o valor até o final do prazo poderá ainda acessar o benefício, mas será necessário seguir etapas adicionais para realizar o saque.

O PIS/Pasep é destinado a trabalhadores que recebem, em média, até dois salários mínimos mensais e que tenham exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base (2022, para 2024), o abono pode alcançar até um salário mínimo.

O pagamento é feito diretamente na conta dos trabalhadores cadastrados. O dinheiro do PIS é transferido por meio da Caixa Econômica Federal e o do Pasep é pelo Banco do Brasil.

Quem tem direito?

Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode fazer a consulta pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br. Já para realizar o saque do abono é importante seguir os passos indicados pela Caixa Econômica Federal, que é responsável pela liberação do pagamento.

Para ter acesso ao abono salarial/PIS, o trabalhador precisa:

Portanto, trabalhadores empregados por Pessoa Física, como empregadas domésticas ou trabalhadores rurais, não têm direito ao benefício.

Como sacar o PIS?

O depósito do abono salarial/PIS é feito de forma automática pela Caixa Econômica. Mesmo para quem não tem conta na Caixa, o valor é creditado em em uma conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa.

Sendo cliente Caixa, o crédito cai direto na conta e os valores podem ser movimentados utilizando o cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking CAIXA, pelo celular ou pelo computador.