Siga nossas redes

Economia

Política monetária continuará a fornecer suporte poderoso à economia, diz Fed

O Banco Central norte-americano também se comprometeu a fazer reajustes em caso de riscos que afetem as metas de inflação e emprego

Publicado

em

por

Estadão Conteúdo
O prédio do Federal Reserve em Washington. 27/03/2019. REUTERS/Brenda McDermid.

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) reforçou que a política monetária continuará a fornecer suporte “poderoso” à economia até que a recuperação da crise gerada pela pandemia de covid-19 seja concluída. A instituição divulgou nesta sexta-feira (19) o relatório que será apresentado pelo presidente Jerome Powell ao Congresso dos Estados Unidos na próxima semana.

“Ao avaliar a postura apropriada da política monetária, o Comitê continuará a monitorar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas”, diz o documento.

O Fed também se compromete a ajustar a política “conforme apropriado” caso surjam riscos que possam impedir o cumprimento das metas de inflação e máximo emprego.

As compras de ativos, segundo a instituição, continuarão até que haja progresso “substancial” em direção às metas.

De acordo com o Fed, o programa de relaxamento quantitativo (QE) ajudou a promover o bom funcionamento do mercado e condições financeiras acomodatícias.

Peso da covid-19

O Fed também ressaltou que a pandemia de covid-19 continua a pesar na atividade econômica e no mercado de trabalho, ainda que as campanhas de vacinação “ofereçam esperança” de retorno às “condições normais” ainda este ano.

De acordo com o Fed, o ritmo de recuperação do mercado de trabalho no país desacelerou recentemente e o emprego permanece “bem abaixo” dos níveis anteriores à pandemia. No entanto, a instituição destaca que os mercados financeiros se recuperaram nos EUA e no exterior, apesar do ressurgimento do coronavírus, impulsionados pelo “forte” apoio fiscal e monetário.

“Com a redução do estresse financeiro, o dólar se desvalorizou, mais do que revertendo sua valorização no início da pandemia”, afirma o Fed.

Ganhe dinheiro com as variações cambiais enquanto seu patrimônio fica protegido. Invista em Dólar!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!