Siga nossas redes

Economia

Por que a inflação é o problema político mais persistente para Biden

Presidente tem poucas ferramentas para combater alta dos preços, algo que compromete seu esforço para derrotar Trump em novembro

A inflação acabou sendo o problema mais complexo nos Estados Unidos enfrentado pelo presidente Joe Biden a menos de sete meses da eleição — mas não há muito o que a Casa Branca possa fazer para resolver a situação.

A questão voltou à tona na semana passada, minando uma série de desenvolvimentos econômicos e políticos positivos que ajudaram a melhorar a posição do democrata nas últimas pesquisas. O índice de preços ao consumidor, a medida dos preços de bens e serviços da economia como um todo, subiu 3,5% em março em relação ao ano anterior, uma inflação maior do que a esperada, e que foi recebida com insatisfação por muitos dos conselheiros do presidente.

A Casa Branca respondeu rapidamente, emitindo um comunicado com o presidente reconhecendo que o governo federal tem “de fazer mais para reduzir os custos para as famílias trabalhadoras”. Nos bastidores, funcionários do governo disseram que não havia solução mágica para desacelerar o aumento dos preços imediatamente, uma questão que persegue o presidente há anos.

Para ler a íntegra da matéria do The Wall Street Journal, clique aqui.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.