Siga nossas redes

Economia

Prévia do PIB acumulou alta de 0,33% em 2020 até fevereiro

Em fevereiro, no entanto, os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia ainda não haviam se intensificado, o que justifica dados mais favoráveis do IBC-Br.

O Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) acumulou alta de 0,33% em 2020 até fevereiro, informou nesta terça-feira (14) o Banco Central. O porcentual diz respeito à série sem ajustes sazonais.

Pela mesma série, o IBC-Br apresenta alta de 0,66% nos 12 meses encerrados em fevereiro.

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2020 é de variação zero.

No entanto, o próprio presidente do BC, Roberto Campos Neto, já afirmou publicamente que esta projeção está defasada, considerando os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a atividade.

No Relatório de Mercado Focus divulgado pelo BC na última segunda-feira, a projeção é de queda de 1,96% do PIB em 2020.

Média móvel trimestral

A média móvel trimestral do IBC-Br teve variação zero em fevereiro, na série com ajuste sazonal. Em janeiro, o indicador havia registrado queda de 1,14% e, em dezembro, recuo de 0,06%.

Bastante observada pelos economistas do mercado financeiro, a média móvel do IBC-Br costuma ser usada como indicativo de tendências para o índice. O porcentual de hoje refletiu a comparação entre o trimestre encerrado em fevereiro e o trimestre encerrado em janeiro.

Em fevereiro, no entanto, os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia ainda não haviam se intensificado, o que justifica dados mais favoráveis do IBC-Br. A tendência é de que os números de março, a serem divulgados apenas em maio, revelem maior impacto da pandemia sobre a atividade econômica.

Revisões

O Banco Central revisou dados de seu IBC-Br na margem, na série com ajuste. O IBC-Br de janeiro foi de +0,24% para -0,01%, enquanto o índice de dezembro passou de -0,38% para -0,34%.

No caso de novembro, o índice foi de -0,10% para -0,08%. O dado de outubro passou de +0,24% para +0,25% e o de setembro foi de +0,48% para +0,50%. Em relação a agosto, o BC alterou o indicador de +0,43% para +0,42%.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.