Siga nossas redes

Economia

Produção industrial no Brasil cresce 0,3% em maio, abaixo do esperado

Dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta terça-feira (5).

A produção industrial brasileira cresceu 0,3% em maio na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terça-feira (5).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção registrou aumento de 0,5% contra 24,1% no mesmo período de 2021. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de avanço de 0,7% na publicação mensal e de 1,1% na base anual.

“Com esses resultados, o setor industrial ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,6% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. De uma maneira geral, há uma melhora no desempenho da indústria nos últimos quatro meses que pode estar relacionada às medidas de incremento da renda implementada pelo governo [liberação de recursos do FGTS e antecipação do 13º para aposentados e pensionistas]. Isso pode estar trazendo algum impacto positivo para o setor industrial, além da evolução no mercado de trabalho com a redução da taxa de desocupação. São fatores que devem ser considerados para entender o comportamento positivo da indústria nesse momento” analisa André Macedo, gerente da pesquisa industrial mensal.

No acumulado do ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma queda de 2,6%. Em 12 meses, a produção acumula recuo de 1,9%.

*Com Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.