Siga nossas redes

Economia

Proposta de reforma tributária eleva preços de combustíveis, diz IBP

Nota da associação representante do setor de petróleo e combustíveis comenta relatório lido no Congresso.

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 2 minutos

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) avaliou nesta quinta-feira (6) que o texto atual da reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional é motivo de preocupação, pois “levará a uma forte alta do preço final dos combustíveis aos consumidores”.

Frentista abastece carro em posto de gasolina em Brasília 07/03/2022 REUTERS/Adriano Machado

Segundo nota da associação representante do setor de petróleo e combustíveis, no relatório lido na véspera no Congresso foi mantida a cumulatividade do IBS dual no regime específico de tributação dos combustíveis.

“Com isso, o setor, que tem uma das maiores cargas tributárias dentre todos os segmentos, vai acumular toda tributação incidente nas suas operações anteriores aumentando, e muito, o preço final dos combustíveis vendidos aos consumidores, com forte impacto na inflação”

Relatório do IBP

Conforme o instituto, da forma que está o texto, o conceito primordial da reforma, a não cumulatividade, “não será aplicada nas operações com combustíveis, essenciais para a indústria e movimentação de cargas e pessoas em todo o país e com forte impacto nos preços da economia brasileira”.

O IBP, que ressaltou que apoia a reforma tributária, movimento importante para a simplificação do atual sistema, lembrou disse que o setor é o único com uma “vedação para utilizar créditos tributários, o que gera uma distorção neste segmento essencial e que já é o maior pagador de tributos do país”. Segundo o IBP, atualmente o setor tem direito a recuperar os créditos tributários.

O Ministério da Fazenda não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.