Siga nossas redes

Economia

Quem vem? Ibovespa tem 5 candidatas para entrar no índice a partir de maio

Primeira prévia da nova carteira teórica do índice acionário sai em 1º de abril

O Ibovespa deve estar de cara nova a partir de maio. A primeira prova do figurino será na segunda-feira (1º), na volta do fim de semana prolongado da Páscoa. Levantamentos feitos pelo Bank of America (BofA), Itaú BBA, XP e BTG Pactual indicam a entrada de até cinco novas ações na principal carteira teórica da bolsa brasileira. 

A favorita é a Vivara (VIVA3). A rede de joalherias, que teve um vaivém na gestão, é apontada pelas quatro instituições como a principal candidata a fazer parte do Ibovespa. 

Vivara é apontada como a favorita para entrar no Ibovespa a partir de maio (Divulgação)

Essa aposta leva em conta as regras e a metodologia da B3. Para fazer parte da carteira, as companhias listadas precisam cumprir alguns requisitos, como terem sido negociadas em 95% dos pregões nos últimos 12 meses, contribuindo com mais de 0,1% do volume total. 

Dou-lhe duas, dou-lhe três

Outras possíveis candidatas são a Auren (AURE3) e a Caixa Seguridade (CXSE3), na visão da XP e do BTG. 

Para o BofA, a adição da empresa de energia é tida como certa, juntamente com a Vivara. Já o braço de seguros do banco público seria apenas uma possibilidade, juntamente com Marcopolo (POMO4). 

A fabricante de carrocerias também é uma das eleitas pelo BTG. Por sua vez, o Itaú BBA vê maior chance para a inclusão da Caixa Seguridade, em detrimento à Marcopolo e Auren.

Completa a lista das possíveis eleitas, a SmartFit (SMFT3), apontada tanto pela XP quanto pelo Itaú BBA. 

E quem sai?

Os escolhidos vão depender das outras duas prévias, a serem conhecidas em meados e depois no fim do próximo mês. 

Além disso, apenas a XP prevê a exclusão de um papel, no caso, Dexco (ex-Duratex) (DXCO3). As demais instituições não esperam a saída de qualquer ação do índice.

A nova carteira teórica será válida a partir de 6 de maio. A depender de qual previsão irá se confirmar, o Ibovespa pode passar a ter mais de 90 ações a partir do próximo quadrimestre, das atuais 86. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.