Siga nossas redes

Economia

Receita abre consulta ao 1º lote de restituição do IR nesta terça-feira

O crédito bancário para 3.383.969 contribuintes será feito no dia 31 de maio.

IR 2022
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir das 10 horas desta terça-feira (24), a Receita Federal irá abrir a consulta ao primeiro lote de restituição do imposto de renda 2022, que também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário para 3.383.969 contribuintes será feito no dia 31 de maio, no valor de R$ 6,3 bilhões. A quantia será destinada aos contribuintes que têm prioridade legal.

Do total, 226.934 contribuintes que vão receber a restituição têm acima de 80 anos; 2.305.412 têm entre 60 e 79 anos; 149.016 são cidadãos com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 702.607 se referem aqueles que têm o magistério como a maior fonte de renda.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ao acessar o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento do BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano ano, ele deverá pedir novamente o pagamento.

Como saber em qual lote vou receber a restituição do IR?

A Receita Federal divide a data do pagamento da restituição em lotes – este ano serão cinco, que começam a partir do dia 31 de maio. “Apesar do processamento ser feito mediante sistema, o volume de declarações entregues exige um trabalho interno de verificação. É por isso que eles fazem essa segregação em lotes”, explica Patrícia Cabral Bittencourt, advogada e sócia no Gaudêncio Advogados.

Entretanto, o contribuinte só consegue identificar em qual lote vai receber após o processamento da declaração. O fato é que quanto mais rápido o documento for entregue, mais ágil é o pagamento. Confira mais informações sobre restituição.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.