Cerca de 17 mil candidatos vão concorrer ao cargo de deputado estadual ou distrital nas eleições do dia 2 de outubro.
Os deputados possuem mandato de 4 anos cada, podendo se reeleger. Cada unidade da federação pode ter de 24 a 94 deputados estaduais. O número varia de acordo com a quantidade de eleitores e a representação do estado na Câmara dos Deputados.
Os brasileiros também devem votar para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 11 registros de candidaturas à presidência e 11 a vice-presidência; 224 para governadores, 243 para senador, 10.629 para deputado federal, 16.737 para deputado estadual e 610 para deputado distrital.

O que faz um deputado estadual?
Os deputados estaduais ou distritais são representantes da população do estado e compõem as assembleias legislativas. Eles são responsáveis pela elaboração e aprovação de leis relacionadas aos temas pertinentes ao território estadual.
Os parlamentares participam das sessões plenárias do parlamento estadual e dos trabalhos das comissões. Também devem atender os eleitores de sua região, representantes de entidades, lideranças de diversos segmentos e órgãos governamentais.
Outra atribuição do deputado é a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do estado. No exercício do mandato, ele tem livre acesso às repartições públicas. Pode fazer diligências pessoalmente nos órgãos de administração direta ou indireta.
