Siga nossas redes

Geral

Eleições 2022: veja quem são os candidatos a governador nos estados

Primeiro turno das eleições para governador em 26 estados e no DF ocorre em 2 de outubro.

O primeiro turno das eleições para governadores dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro de 2022.

Ao todo, 224 candidatos disputam nestas eleições os cargos de governadores estaduais. O prazo para o registro das candidaturas se encerrou em 15 de agosto.

Caso os candidatos ao governo não superem os 50% dos votos válidos, eles disputam a chefia do executivo estadual no dia 30 de outubro.

Nas eleições de 2022, os brasileiros também devem votar para presidente da República, senadores, deputados federais, deputados estaduais ou distrital.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 11 registros de candidaturas à presidência e 11 a vice-presidência; 224 para governadores243 para senador, 10.629 para deputado federal, 16.737 para deputado estadual e 610 para deputado distrital.

Após a apresentação, o registro dos candidatos serão julgados pela Justiça Eleitoral, que pode ser indeferido caso não atenda os requisitos legais. O prazo para o julgamento de todas as candidaturas é 12 de setembro, 20 dias antes do pleito.

Transparência nas eleições


Os eleitoras e eleitores podem acompanhar o andamento dos registros pelo sistema DivulgaCandContas, na página de cada candidato ou candidata, além de certidões criminais e declaração de bens.

O sistema também permite o eleitor consultar a prestação de contas com a arrecadação e gastos durante a campanha pelo site do TSE, clicando na aba Eleitor e Eleições, em seguida, em Eleições 2022 e DivulgaCandContas.  

Lista de candidatos

Clique nos links abaixo para ver a lista completa de candidatos a governador de cada estado:

Norte

Acre

Amazonas

Amapá

Pará

Rondônia

Roraima

Tocantins

Nordeste

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Sergipe

Centro-Oeste

Distrito Federal

Goiás

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso

Sudeste

Espírito Santo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

São Paulo

Sul

Paraná

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Brasil
Crédito: Arte/InvestNews

Propaganda eleitoral

Os candidatos já estão autorizados a fazer propaganda eleitoral. Pela legislação, eles podem fazer caminhadas, carreatas com carro de som e distribuir material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

Os comícios poderão ser realizados entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha. Showmícios gratuitos são proibidos por lei. 

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing e de outdoors também é proibida. 

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens eletrônicas só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.