Siga nossas redes

Economia

Setor de serviços da China expande em janeiro pela 1ª vez em 5 meses

Crescimento mostra recuperação na atividade da segunda maior economia do mundo após alívio das restrições contra a covid.

A atividade de serviços da China expandiu em janeiro pela primeira vez em cinco meses, uma vez que as despesas e viagens ganharam um impulso com o fim das rígidas restrições contra a covid-19, levando a confiança empresarial para perto dos níveis mais altos em 12 anos, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta sexta-feira (3).

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) para o setor de serviços do Caixin/S&P subiu de 48,0 em dezembro para 52,9 em janeiro, acima da marca de 50 pontos que indica expansão na atividade, marcando o fim de quatro meses de contração.

A leitura refletiu os resultados do PMI oficial de serviços divulgado nesta semana, ampliando as evidências de uma recuperação na atividade da segunda maior economia do mundo.

O abrupto desmantelamento abrupto das restrições pela pandemia na China e o subseqüente pico de infecções mais rápido do que o esperado impulsionaram a demanda por serviços, especialmente durante o feriado de Ano Novo Lunar de uma semana, e prepararam o cenário para uma recuperação econômica mais rápida e completa.

A reabertura da economia também impulsionou as exportações de serviços, com o subíndice de novas encomendas de exportação subindo em janeiro para território de expansão, depois de contração em dezembro.

No mês passado, as empresas pesquisadas disseram que se depararam com o aumento dos custos de energia e matérias-primas, reduções de pessoal e um aumento no acúmulo de trabalho.

No entanto, as empresas ainda estavam positivas em relação às perspectivas de recuperação para os próximos 12 meses após o fim da política de Covid zero, com o índice de confiança atingindo o nível mais alto desde fevereiro de 2011.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.